Area médica. Acesse aqui.

Exames Oferecidos


Exame de Mama por Estereotaxia

 

Aqui você vai encontrar explicações para dois tipos de exames por estereotaxia:

1. Biópsia

2. Agulhamento.

 

1. BIÓPSIA DA MAMA

 COMO É REALIZADO: O exame é feito com a paciente deitada de bruços (decubito ventral), sobre a mesa de exames que contém um orifício, onde a mama de interesse é posicionada. É muito importante que a paciente fique imóvel durante todo procedimento executado pela médica radiologista e acompanhado pela profissional técnica. O aparelho de mamografia fica abaixo do orificio e a mama a ser biopsiada fica comprimida durante todo o exame. A compressão é mais leve do que um exame de mamografia. A lesão é localizada, biopsiada e retirada em torno de 5 amostras, essas amostras são radiografadas para conferir o material recolhido. Após o procedimento é realizado um pequeno curativo na mama.

TEMPO DE EXAME: 30 min a 1 hora.

ANESTESIA: Local, realizada pela médica radiologista.

ORIENTAÇÃO: Após o procedimento a paciente fica em observação durante 40 minutos com gelo na mama biopsiada. Depois dos 40 minutos é orientada para os cuidados pós procedimento.

- Evitar medicação que contenha ácido acetil salicilico (aas, aspirina), por até 3 dias após o dia da punção.

- Se apresentar dor usar paracetamol.

- Se apresentar rubor, vermelhidão, edema  no local da punção, entrar em contato com a clínica.

RESULTADO DA BIÓPSIA: O resultado da Biópsia demora mais porque o laboratório necessita de tempo para obter o resultado. Ficará pronto após 10 dias úteis.

 

2. AGULHAMENTO

COMO É REALIZADO: O exame é feito com a paciente deitada de bruços (decubito ventral), sobre a mesa de exames que contém um orifício, onde a mama de interesse é posicionada. É muito importante que a paciente fique imóvel durante todo procedimento executado pela médica radiologista e acompanhado pela profissional técnica.O aparelho de mamografia fica abaixo do orifício e a mama a ser biopsiada fica comprimida durante todo o exame. A compressão é mais leve do que um exame de mamografia. A lesão é localizada, anestesiada para a demarcação com a agulha, ou roll (radiofármaco). Após a demarcação com  agulha a paciente é levada para sala de mamografia onde são feitas duas imagens para localização efetiva da entrada do fio guia e uma radiografia de tórax.

TEMPO DE EXAME: 30 min a 1 hora.

ORIENTAÇÃO: Após procedimento  é feito o curativo provisório na mama, a paciente é encaminhada para o centro cirúrgico com as imagens da localização da lesão e laudo com a orientaçõa da médica radiologista.

ANESTESIA: Local, realizada pela médica radiologista.  

 

* Clique nas imagens para ampliar